quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O que é informação?

Primeiro capítulo do Trabalho Semestral da cadeira de Métodos e Técnicas de Comunicação - módulo teórico:

"O presente trabalho destina-se a analisar os efeitos que o excesso de informação traz para os sistemas, em geral, dentro da perspectiva teórica da Ciência da Computação. Uma das propostas deste trabalho é demonstrar aos colegas de classe as aplicações práticas que algumas das estratégias aqui descritas podem resultar em benefícios nos âmbitos acadêmicos, profissionais e até mesmo pessoais.

Para se falar sobre excesso de informação há alguns pressupostos teóricos a serem definidos previamente de modo a balizarem o desenvolvimento do trabalho.

Primeiramente há que se buscar uma definição para informação. O senso comum diz-nos um pouco sobre o assunto, visto que ter informação ou estar informado sobre um assunto é saber ou conhecer algo sobre isso. Vê-se então uma linha existente entre informação e conhecimento.

Há muitos outros significados para a palavra informação que podem ser encontrados nos dicionários, contudo, o mais importante para este trabalho diz que a informação é o “produto do processamento de dados”. (Instituto Antônio Houaiss, 2012).

No âmbito das Ciências da Informação, dados e informação formam um binômio quase indissociável. Sendo a informação o produto do processamento de dados, portanto, é necessário tentar conceituá-lo de igual maneira.

Pode-se encontrar diversos conceitos de dados, como “fato bruto ou suas representações” (Audy, et al., 2005), “observações dos estados do mundo” (Davenport, 1999) ou mesmo “informação em potencial” (Nichols, 1969). O que se sabe à partida é que há uma relação de subordinação entre dados e informação, sendo esta o produto do processamento daqueles. Assim, os dados processados geram informação e uma das ferramentas que desempenha esta tarefa é o computador, que é um exemplo de “processador simbólico”.

O computador não é o primeiro processador desta natureza existente, outro exemplo é a própria mente humana que consegue trabalhar com dados na forma de símbolos. A vantagem de utilizar computadores para processamento de dados relaciona-se com o volume de dados que podem ser processados, a velocidade com que esta tarefa é relacionada, a capacidade de armazenamento e a fiabilidade na persistência dos dados. Assim, vê-se que tanto pessoas quanto computadores têm a capacidade de lidar com dados e conforme será visto adiante, o mesmo não se pode dizer em relação à informação. A informação é resultado do processamento dos dados, conforme definição dicionarizada, mas não parece suficiente tratá-la apenas como tal, então seguem alguns conceitos adicionais:

• “A informação é o resultado da análise de dados, de forma útil para determinado problema ou contexto”. (Gouveia & Ranito, 2004)

• “A informação (na ciência do comportamento) é um signo ou conjunto de signos que impulsionam uma ação; distingue-se dos dados porque dados não são estímulos de ação, mas simplesmente cadeias de caracteres ou padrões sem interpretação”. (Murdick & Munson, 1988)

Assim, vê-se que a finalidade e a relevância da informação dependem do contexto em que ela está inserida, bem como, do objetivo a que se pretende chegar. Cabe dizer ainda, que a informação é aquilo que é indispensável para a tomada de decisão ou para a ação racionais. Existem poucas situações da vida em que não se utiliza a informação para decidir ou agir racionalmente de uma determinada forma, por exemplo:

• para decidirmos se levamos ou não o guarda-chuva verificamos a previsão do estado do tempo para nos informarmos dos riscos de chover nesse dia;

• se usamos um casaco mais quente é porque temos a informação de que está mais frio, etc.;

A informação depende do contexto em que se quer aplicá-la e seu valor intrínseco depende da sua qualidade. Tanto mais valiosa será uma informação quanto mais qualidades ela possuir, e consequentemente, maior será o seu custo de obtenção. As principais qualidades que uma informação pode ter são: ser precisa ou correta; completa; oportuna (existe em tempo e local adequados); concisa ou clara.

Além de suportar a decisão a ser tomada, a informação para ser válida precisa ser compreendida e interpretada em termos do contexto. Todas estas operações (decidir, interpretar, compreender e decidir) pelo menos por enquanto, só podem ser executadas por seres humanos, razão pela qual, em termos estritos, não é correto dizer que computadores lidam com informação, visto que, eles só são capazes de lidar com dados, processando-os em outros dados ou informações que serão compreendidas e utilizadas por seres humanos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário