quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Sistemas de informação e fluxo de informação.

Segundo capítulo do Trabalho Semestral da cadeira de Métodos e Técnicas de Comunicação - módulo teórico:
A abordagem sistêmica é um dos métodos mais usados para se analisar fenômenos ou eventos que ocorrem dentro de organizações. Como dito anteriormente, uma das propostas do trabalho é trazer aos colegas de outros cursos algumas noções de gestão de informação que podem ser úteis para as suas carreiras profissionais/acadêmicas.
Assim, a abordagem sistêmica decorre do conceito de “sistema”. Um sistema pode ser definido basicamente como uma série de componentes que desempenham, em conjunto, determinadas funções de modo a atingir um determinado objetivo.
Um exemplo trivial pode ser obtido tomando por base um “sistema de jogo” no futebol, onde todos ou alguns dos jogadores de uma equipa recebem algumas ordens (posicionamento, recepção de bola, distribuição para jogadores-chaves, etc.) e executam-nas de modo a atingir um objetivo (marcar um gol, impedir o avanço do adversário, etc.).
Sistemas de informação, por sua vez, são sistemas que têm como propósito dotar as organizações de informações que lhes sejam relevantes. São elementos de um sistema: entradas e recursos; saídas; processamento; ambiente; retroalimentação; relações dos elementos.
Para melhor explicar os elementos, analisa-se o ambiente da sala de aula. Entrada é a “matéria-prima” que será transformada pelo sistema, no caso, os alunos. Recursos são os elementos indispensáveis para que a transformação ocorra, neste exemplo, são os professores, a propria sala, etc. Saída é o objetivo que a organização deseja obter, ou seja, a transmissão de conhecimento para os alunos. Ambiente refere-se àquilo que, apesar de externo ao sistema, opera trocas, interfere ou sofre interferência do mesmo, no caso, outras salas de aula, a universidade, a cidade do Porto, etc.
Fluxo de informação é o caminho que a informação realiza dentro de uma organização e que está relacionado com as funções do sistema de informação, que são: recolher; processar; armazenar; distribuir; respresentar a informação.
Atentar para a importância do fluxo da informação, seja no âmbito pessoal ou no contexto de uma organização, implica em compreender que a qualidade da informação saída de um dado sistema depende da qualidade da informação que se introduz neste mesmo sistema.
Neste sentido, cabe mencionar a anedótica expressão comumente utilizada por profissionais e teóricos da Ciência da Computação “Garbage in, garbage out”, em vernáculo algo como entra lixo, sai lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário